CURSO

HISTÓRICO

No início das atividades, eram ministradas somente aulas particulares de Língua Portuguesa, Literatura e Redação para alunos do primeiro e segundo graus e vestibulandos. Após 1992, foram organizados grupos de trabalhos, visando à preparação para concursos públicos e vestibulares. Em 1994, foi iniciado um trabalho de redação, tendo início um Laboratório de Redação. A partir do contato com essa nova sistemática, o aluno vivencia a realidade que o cerca, o que gera discussões. A partir daí, faz-se um levantamento de suas causas e consequências que gerarão uma produção textual com elementos de sequência apropriados, com coerência, concisão, progressão no tema, informatividade e intertextualidade.

As aulas de Língua Portuguesa são ministradas com base nas relações morfossintáticas que estimulam o aluno a determinar as suas possibilidades de combinação com outras palavras do contexto. Este é induzido ao raciocínio através das relações estabelecidas entre morfologia e sintaxe, por isso podem ser desenvolvidos outros conteúdos, pois será alcançada uma compreensão mais abrangente do ensino da nossa língua.

Tanto no Laboratório de Redação quanto nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos desenvolvem o seu potencial interpretativo. Tal habilidade é aprimorada em provas da ULBRA, da PUC, da UFRGS, do Enem.

OBJETIVOS

O Espaço Literário é um curso que tem como objetivo o ensino da Língua Portuguesa e a Produção Textual para o vestibular. As atividades principais consistem em um Laboratório de Redação que inclui a Interpretação de Textos, Gramática para Vestibulares e Correção de Provas das principais universidades do estado.

 

Acreditamos que o conhecimento é o maior bem que o ser humano pode conquistar. Então, o curso procura fazer com que o aluno fique à vontade, num ambiente saudável, usufruindo de uma estrutura adequada, na qual ele recebe um atendimento diferenciado, podendo desenvolver todo o seu potencial.

A premissa do curso também consiste em propiciar ao aluno os meios para exercer o raciocínio lógico, o que o ajudará a desenvolver a compreensão de vários conteúdos gramaticais, aprendendo a refletir sobre muitos assuntos de seu cotidiano.